Samba, arte e cultura

3/28/2019 0 Comentarios


No dia 20 de fevereiro de 2019 as alunas do Módulo Básico da disciplina de Arte e Cultura tiveram uma aula bem diferente!

Sob a supervisão da professora Denise Lúcia Sarmento Lopes, a proposta para essa aula era aprofundar os estudos sobre o samba, gênero musical reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro.

Segundo o site do instituto “No começo do século XX, a partir de influências rítmicas, poéticas e musicais do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, consolidaram-se três novas formas de samba: o partido alto, vinculado ao cotidiano e a uma criação coletiva baseada em improvisos; o samba-enredo, de ritmo inventado nas rodas do bairro do Estácio de Sá e apropriado pelas nascentes escolas de samba para animar os seus desfiles de Carnaval; e o samba de terreiro, vinculado à quadra da escola, ao quintal do subúrbio, à roda de samba do botequim.”

Após apreciar diversos sambas em sala de aula e reconhecer as características rítmicas, instrumentais e, especialmente, o contexto social em que foram criados, as alunas foram convidadas a aprofundarem a pesquisa em grupos e realizar uma atividade de criação artística em forma de Jogo Teatral para apresentação para a sala.

Em grupos, as alunas pesquisaram outras produções de samba e criaram uma adaptação teatral para cada uma delas, envolvendo diversas linguagens da arte: cenários e figurinos, dança, dramatização e, claro, a música.

Em um momento divertido e emocionante, as alunas realizaram as apresentações, cantaram, dançaram e ficaram muito emocionadas com a apresentação da aluna Daniele de Oliveira Cassu, cantora profissional e aluna do curso de Pedagogia que interpretou a música “Não deixe o samba morrer”, composto por Edson Conceição e Aloísio Silva, imortalizado na voz de Alcione. Sobre sua apresentação, Daniele nos conta: “Foi desafiador, não estou acostumada a me apresentar para um grupo de pessoas conhecidas, no fim deu tudo certo!”.

Valorizar e conhecer a cultura brasileira é um dos pilares da disciplina. “Nossas alunas precisam ter contato com diferentes manifestações da cultura. Temos consciência da importância do nosso papel de formador em proporcionar vivências e ampliar o repertório cultural de nossos alunos. Essa atividade certamente ficará na memória delas”, nos conta a professora Denise Lopes.

Confiram alguns momentos:


 

Referências:

IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/64 Acesso em: 13/03/2019

 
Faculdade WlaSan

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