Samba, arte e cultura
No dia 20 de fevereiro de 2019 as alunas do Módulo Básico da
disciplina de Arte e Cultura tiveram uma aula bem diferente!
Sob a supervisão da professora Denise Lúcia Sarmento Lopes,
a proposta para essa aula era aprofundar os estudos sobre o samba, gênero musical reconhecido pelo
IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio
Cultural Imaterial brasileiro.
Segundo o site do instituto “No começo do século XX, a
partir de influências rítmicas, poéticas e musicais do jongo, do samba de roda
baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, consolidaram-se três novas formas
de samba: o partido alto, vinculado ao cotidiano e a uma criação coletiva
baseada em improvisos; o samba-enredo, de ritmo inventado nas rodas do bairro
do Estácio de Sá e apropriado pelas nascentes escolas de samba para animar os
seus desfiles de Carnaval; e o samba de terreiro, vinculado à quadra da escola,
ao quintal do subúrbio, à roda de samba do botequim.”
Após apreciar diversos sambas em sala de aula e reconhecer
as características rítmicas, instrumentais e, especialmente, o contexto social
em que foram criados, as alunas foram convidadas a aprofundarem a pesquisa em
grupos e realizar uma atividade de criação artística em forma de Jogo Teatral
para apresentação para a sala.
Em grupos, as alunas pesquisaram outras produções de samba e
criaram uma adaptação teatral para cada uma delas, envolvendo diversas
linguagens da arte: cenários e figurinos, dança, dramatização e, claro, a
música.
Em um momento divertido e emocionante, as alunas realizaram
as apresentações, cantaram, dançaram e ficaram muito emocionadas com a
apresentação da aluna Daniele de Oliveira Cassu, cantora profissional e aluna
do curso de Pedagogia que interpretou a música “Não deixe o samba morrer”, composto
por Edson Conceição e Aloísio Silva, imortalizado na voz de Alcione. Sobre sua
apresentação, Daniele nos conta: “Foi desafiador, não estou acostumada a me
apresentar para um grupo de pessoas conhecidas, no fim deu tudo certo!”.
Valorizar e conhecer a cultura brasileira é um dos pilares
da disciplina. “Nossas alunas precisam ter contato com diferentes manifestações
da cultura. Temos consciência da importância do nosso papel de formador em
proporcionar vivências e ampliar o repertório cultural de nossos alunos. Essa
atividade certamente ficará na memória delas”, nos conta a professora Denise
Lopes.
Confiram alguns momentos:
Referências:
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