Avaliação Educacional: um caminho para orientar alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem.


Autoria de Rhayza Vassão, aluna do 5º Semestre do curso de Pedagogia da Faculdade Wlademir dos Santos "WlaSan"


A avaliação educacional é um conceito amplo e se relaciona a muitas práticas pedagógicas, mas sabemos que é uma tarefa didática fundamental no trabalho do educador: ela auxilia os movimentos do processo de ensino e aprendizagem e refletem dados quantitativos e qualitativos da aprendizagem dos alunos. A aprendizagem é um processo pelo qual o ser humano desenvolve conhecimentos, habilidades, comportamentos e valores. Esse processo acontece em função das interações do sujeito com o novo ambiente, das experiências trocadas com as pessoas ao seu redor, da observação e do estudo. Sendo assim, a avaliação é o ato de refletir, é o movimento, é a ação e reflexão, podendo ser sinônimo de estimativa ou apreciação. 

Diante disso existem três conceitos: Medir, Testar e Avaliar.

  Trata-se de uma forma de avaliar o desempenho e desenvolvimento do indivíduo com ferramentas diversas, servindo assim para acompanhar o processo de evolução do educando. Esse processo é constante e está em prática a todo momento, não apenas nos momentos avaliativos previstos no calendário escolar.

Para acompanhar o processo de evolução (desempenho e desenvolvimento do aluno) a avaliação educacional, aborda conceitos de avaliação: Diagnóstica, Formativa e Somativa.

A Avaliação Diagnóstica tem a função de diagnosticar e o propósito de verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens. Detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar suas causas. Deve ser aplicada no início do ano ou semestre letivos, ou no início de uma unidade de ensino.

A Avaliação Formativa tem a  função de controlar e o propósito de constatar se os objetivos estabelecidos foram alcançados pelos alunos. Fornecem dados para aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem. Deve ser aplicada durante o ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino aprendizagem.

A Avaliação Somativa tem a função de classificar, sendo assim possui o propósito de classificação de resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos. Deve ser aplicada ao final de um ano, semestre letivo ou ao final de uma unidade de ensino.

Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi, citado por LIBÂNEO (1991; p 196) "a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho."

Já para GOLIAS (1995; p 90) a avaliação é "entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático que acompanha o desenrolar do ato educativo". Dessa forma, o processo de avaliação faz parte do processo escolar como um todo. Do início ao fim, o aluno está sendo avaliado e não devemos encarar estas avaliações de forma negativa ou classificatória, mas sim como um instrumento, um “termômetro” para medirmos a qualidade do ensino oferecido.

Piletti,(1986; p 190) define o conceito de  avaliação como "um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento dos alunos, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas de planificação do trabalho e da escola como um todo".

Tendo em vista os aspectos observados, a avaliação tem função social e pedagógica, não apenas classificatória. É necessário romper com a ideia de que a avaliação serve para aprofundar as desigualdades entre os alunos, mas utilizada em prol do mesmo. LIBÂNEO (1991; p 196) define a "avaliação como uma componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, a determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes". Professores e gestores escolares, utilizam-se das avaliações também como forma de verificação do trabalho escolar: quais medidas serão tomadas para abordar determinados conteúdos que estão defasados? A sala consegue acompanhar no mesmo ritmo? É necessário enxertar reforços em determinados pontos que apresentam falhas? Essas perguntas são respondidas pela avaliação. 

Refletindo sobre o nível de trabalho do professor com o aluno, a  avaliação insere-se não só nas funções didáticas, mas também na própria dinâmica e estrutura do Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA).




Referências bibliográficas: 

LIBÂNEO, José (1985); A Prática Pedagógica de Professores da Escola Pública. São Paulo.

PILETTI, Nelson (2000); Psicologia Educacional, Editora Ática, 17ª Edição, São Paulo

SILVA, Vilson Ferreira da. A Avaliação da aprendizagem escolar no ensino fundamental, Florianópolis: Bookess Editora, 2010.

GADOTTI, M. Uma escola para todos os caminhos da autonomia escolar. Petrópolis: Vozes, 1991.

Faculdade WlaSan

0 comentários: