O futuro do professor leitor: a necessidade da literatura no curso de Pedagogia.
“O espaço de leitura privilegiado é a escola, responsável por transmitir um corpus literário limitado, ordenado e valorizado segundo uma tradição uniforme, essencialmente literária'' (COLOMER, 2007,p.23 apud. IPIRANGA, 2019, p.107).
Teresa Colomer, referência quando o assunto é literatura, é citada logo ao final da introdução do artigo de Sarah Ipiranga, professora adjunta de literatura brasileira da Universidade Estadual do Ceará. Neste artigo, Sarah apresenta o papel da literatura dentro da BNCC e como ela é organizada no documento. O que vem ao caso, neste momento, é a introdução de seu artigo, em que ela faz referência a um breve contexto histórico da literatura dentro das escolas:
Os textos literários representam um repositório dos saberes experienciados pela humanidade e ressignificados pela linguagem. Neles, desenham-se comportamentos, perfis, modos de vida que descortinam os processos, muitas vezes tortuosos, de ‘ocupação’ humana e oferecem subsídios para refletir sobre nosso presente e as condições em que pretendemos colocar nosso futuro. Por conta, portanto, dessa potencialidade, a literatura, inerente ao campo das artes, migrou para a esfera pedagógica como matéria de conhecimento e aprendizagem dentro da chamada área de Humanidades. IPIRANGA, 2019, p. 107.
Fazendo uso deste contexto, esclarecido por Sarah, trago um questionamento que aparece volta e meia, na área da educação: a formação do professor leitor. Pressupõe-se que o aluno do curso de licenciatura, principalmente no caso de Pedagogia, que lidará com a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, possui uma bagagem literária fundamentada e que lhe foi apresentada ao longo do curso e de seus ensinos escolares. Contudo, esta não é uma realidade, de acordo com a pesquisa proposta por Diana M. L. L. Saldanha e Marly Amarilha, intitulada “O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária”, publicada em 2018. De acordo com as autoras da pesquisa:
[...] percebemos que o ensino superior também apresenta lacunas com relação a formação do leitor de literatura, fato que compromete toda a rede de leitura, tendo em vista que é responsabilidade do curso de Pedagogia formar os futuros professores de crianças, jovens e adultos dos primeiros níveis de ensino. SALDANHA; AMARILHA, 2018, p. 152.
Essa lacuna impacta diretamente na formação leitora de crianças, jovens e adultos, uma vez que este professor leitor não é formado em sua totalidade. Substancialmente, este impacto perdura em outras áreas do conhecimento, o que reduz drasticamente os conhecimentos e habilidades que devem ser adquiridos ao longo da escolarização.
Ainda perduram sérios problemas relacionados ao domínio da leitura nos diferentes níveis de escolarização[...] fato comprovado pelas sucessivas avaliações como Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa - (2016); o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - (2016), a despeito das críticas que possam ser feitas a essas avaliações. SALDANHA; AMARILHA, 2018, p. 152.
Como forma de garantir que o ensino de literatura seja eficaz e que os professores saiam da formação inicial com esta habilidade adquirida, a faculdade Wlademir dos Santos “WlaSan” tem esta conjectura em seu componente curricular. Os núcleos do componente curricular, são interligados e permitem que o estudante tenha um desenvolvimento interdisciplinar dos componentes curriculares de Pedagogia. Dentro do núcleo de formação básica do estudante, a disciplina de Literatura Infantil dá repertório literário, estimulando os alunos a conhecer obras e autores, além de relacionar os aprendizados da sala de aula com o acervo da biblioteca escolar para uso e pesquisa da turma, disponível no Colégio Uirapuru, local em que os discentes realizam a residência docente, concomitante ao curso de graduação. Na ementa do curso, a proposta desta disciplina é a
Inserção e contato com a Literatura Infantil na realidade escolar. Familiarização do aluno com os principais autores e obras da literatura infantil. Leitura e análise crítica de obras da Literatura Infantil. O fluido do imaginário e do fantástico na Literatura Infantil. WLASAN, 2018, p. 30.
Além disso, autores como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho e Maria Alice Faria são utilizadas como bibliografia básica da disciplina, para expandir o horizonte crítico-literário dos estudantes.
O curso de Pedagogia também apresenta a proposta de um projeto integrador, por semestre, que tem como objetivo relacionar todas as disciplinas oferecidas em um trabalho acadêmico, que parte dos assuntos principais, vistos em sala de aula, para uma micro observação, aprofundada e minuciosa, que traz a interdisciplinaridade como chave indispensável para a concretização dos conhecimentos.
SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes; AMARILHA, Marly. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educ. rev., Curitiba , v. 34, n. 72, p. 151-167, Dec. 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000600151&lng=en&nrm=iso>. access on 03 May 2021.
IPIRANGA, Sarah Diva da Silva. O papel da literatura na BNCC: ensino, leitor, leitura e escola. Revista de Letras, Fortaleza, n. 38, v. 1, p. 106-114, jan./jun. 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49493 Acesso em 03 Mai 2021.
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