Projeto de vida na formação dos professores: como a ferramenta prepara para os desafios atuais da educação
Durante e depois da pandemia, os profissionais de Educação foram chamados a se reinventar e se qualificar para desafios de aprendizagem e socioemocionais, seus e dos alunos. Esse debate se tornou ainda mais urgente com questões como a precarização do diálogo, a desinformação e a violência, que também chegaram às escolas. Atuar de maneira consciente e consistente diante desse cenário é essencial, e exige formação e qualificação por parte de professores, orientadores e coordenadores.
De acordo com a professora doutora em Educação pela Unimep, Maura Bolfer, a ferramenta do projeto de vida, muito discutida no currículo do Ensino Médio, também é interessante para a formação dos profissionais da área, para refletir sobre sua atuação e sua carreira, estruturando-as de maneira intencional.
“Por meio do autoconhecimento e de reflexões sobre formas mais sustentáveis de atuar em sala de aula e fora dela, os professores têm a oportunidade de elaborar sua identidade como docentes, pensando no profissional que desejam ser”, explica a pedagoga, que vai ministrar o curso de extensão “Projeto de vida: potencializando a identidade docente” na Faculdade Wlademir dos Santos (WlaSan), onde é coordenadora do curso de Pedagogia.
Para Maura, essa sempre foi uma reflexão essencial para professores e profissionais da área, mas se tornou incontornável neste momento. “Como a docência é um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional, os professores podem se aprofundar no conceito do projeto de vida para identificar suas potencialidades, fragilidades e, consequentemente, fazer escolhas pedagógicas e pessoais mais assertivas”, explica Maura, que também é coordenadora da WlaSan e do Colégio Uirapuru.
Serviço:
Curso de extensão: “Projeto De Vida: potencializando a identidade docente”
Público-alvo: Professores e profissionais da educação
Profª. Responsável: Dra. Maura Bolfer
Realização: WlaSan/Colégio Uirapuru
Carga horária total: 30h
Datas: 17, 24 e 31 de maio
7 e 14 de junho
Horário: das 18h às 20h30 (encontros presenciais)
Local: Av. Prof. Arthur Fonseca, 633 - Colégio Uirapuru
Investimento: R$200,00
0 comentários: