WlaSan participa do IX FALA Outra ESCOLA

8/05/2019 0 Comentarios


Evento reuniu profissionais e alunos de Pedagogia de todo o Brasil e discutiu os novos rumos para uma educação mais humanizada.
 

Alunas, professoras e a coordenadora da WlaSan (Faculdade Wlademir dos Santos) participaram do IX FALA Outra ESCOLA, evento organizado pelo GEPEC (Grupo de Estudos em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp). O evento aconteceu nos dias 10,11 e 12 de julho, no campus da universidade. Neste ano, o tema "Co-lecionar: práticas de humanização com e para a liberdade" trouxe lições da experiência que professores e profissionais da escola e dos sistemas educacionais insistem em colecionar. O objetivo foi evidenciar práticas pedagógicas e educativas, mesmo que em contextos adversos e insólitos, de humanização das pessoas no mundo escolar e na sociedade. 

O grupo de Sorocaba participou de três rodas de conversas. Na primeira, as alunas Andressa Lima Silva, Mirella Ciardo Diana e a professora/coordenadora Maura Bolfer apresentaram um estudo sobre o diferencial em viver a residência docente durante o curso de Pedagogia. A WlaSan, em parceria com o Colégio Uirapuru, traz um programa com atividades de assistência e colaboração em aulas e tarefas didáticas, participação em cursos e grupos de vivência em diferentes setores do Colégio de aplicação. Com este programa, a estruturação do curso se baseia nos eixos formação, prática docente e a construção do referencial do professor cidadão, identificando os saberes necessários para a docência compartilhada.  

Na segunda roda de conversa, as alunas Bianca Proença e Fernanda Slonik, juntamente com a professora/coordenadora Maura Bolfer apresentaram reflexões sobre as rodas de leituras realizadas na Educação Infantil. Segundo elas, é na Educação Infantil que se desenvolve o comportamento leitor das crianças e a roda de leitura se configura como uma potente estratégia pedagógica. Para o futuro docente, durante a organização das rodas, é possível reconhecer modos de ler, de selecionar histórias, de fazer medições que, vividos, experienciados (conforme Larrossa) se constituem modos de ser docentes. Esse trabalho contribui na formação, a partir de uma perspectiva dialógica.  

Em outro momento, a professora Ana Luiza Bastos, em companhia das alunas Andrea Couto Teixeira e Kassie Gonçalves Dias falaram sobre a experiência do Projeto Integrador. Segundo o estudo, a experiência trouxe interdisciplinaridade por conta da dinâmica dos professores na orientação e execução do projeto. As dificuldades inerentes à pesquisa, análise de conceitos, sínteses de aprendizagens próprias fizeram com que ao longo do processo, os conceitos de ensinar e aprender fossem (re) pensados a fim de garantir a perseguição metódica e efetiva da formação humanizadora. O objetivo da WlaSan é que aconteça uma formação política democrática, ensinada a partir de reflexões ou práticas da críticas sobre as ações docentes. 

Para Maura Bolfer foi um momento rico de trocas de experiências e muito aprendizado. "Com certeza, a educação brasileira ganha muito com eventos como o Fala Outra Escola, organizado pela Unicamp. São práticas executadas por docentes de diferentes regiões do Brasil, com diferentes realidades que se complementam e trazem excelência” fala Maura. O FALA Outra ESCOLA deste ano se baseou nos recentes acontecimentos eleitorais e trágicos vividos nos últimos dois anos no Brasil. O evento reuniu alunos, professores e profissionais de escolas de todo Brasil que trouxeram práticas mais humanas e humanizadoras. A programação contou com Rodas de Conversas, Sessões de Diálogos, Mostra de Trabalho e Eventos Culturais. 
Faculdade WlaSan

0 comentários: