WlaSan participa do IX FALA Outra ESCOLA
Evento reuniu profissionais e alunos de
Pedagogia de todo o Brasil e discutiu os novos rumos para uma educação mais
humanizada.
Alunas, professoras e a coordenadora da
WlaSan (Faculdade Wlademir dos Santos) participaram do IX FALA Outra ESCOLA,
evento organizado pelo GEPEC (Grupo de Estudos em Educação Continuada da
Faculdade de Educação da Unicamp). O evento aconteceu nos dias 10,11 e 12 de
julho, no campus da universidade. Neste ano, o tema "Co-lecionar: práticas
de humanização com e para a liberdade" trouxe lições da experiência que
professores e profissionais da escola e dos sistemas educacionais insistem em
colecionar. O objetivo foi evidenciar práticas pedagógicas e educativas, mesmo
que em contextos adversos e insólitos, de humanização das pessoas no mundo
escolar e na sociedade.
O grupo de Sorocaba participou de três
rodas de conversas. Na primeira, as alunas Andressa Lima Silva, Mirella Ciardo
Diana e a professora/coordenadora Maura Bolfer apresentaram um estudo sobre o
diferencial em viver a residência docente durante o curso de Pedagogia.
A WlaSan, em parceria com o Colégio Uirapuru, traz um programa com atividades
de assistência e colaboração em aulas e tarefas didáticas, participação em
cursos e grupos de vivência em diferentes setores do Colégio de aplicação. Com
este programa, a estruturação do curso se baseia nos eixos formação, prática
docente e a construção do referencial do professor cidadão, identificando os
saberes necessários para a docência compartilhada.
Na segunda roda de conversa, as alunas
Bianca Proença e Fernanda Slonik, juntamente com a professora/coordenadora
Maura Bolfer apresentaram reflexões sobre as rodas de leituras realizadas na
Educação Infantil. Segundo elas, é na Educação Infantil que se desenvolve o
comportamento leitor das crianças e a roda de leitura se configura como uma
potente estratégia pedagógica. Para o futuro docente, durante a organização das
rodas, é possível reconhecer modos de ler, de selecionar histórias, de fazer
medições que, vividos, experienciados (conforme Larrossa) se constituem modos
de ser docentes. Esse trabalho contribui na formação, a partir de uma
perspectiva dialógica.
Em outro momento, a professora Ana
Luiza Bastos, em companhia das alunas Andrea Couto Teixeira e Kassie Gonçalves
Dias falaram sobre a experiência do Projeto Integrador. Segundo o
estudo, a experiência trouxe interdisciplinaridade por conta da dinâmica dos
professores na orientação e execução do projeto. As dificuldades inerentes à
pesquisa, análise de conceitos, sínteses de aprendizagens próprias fizeram com
que ao longo do processo, os conceitos de ensinar e aprender fossem (re)
pensados a fim de garantir a perseguição metódica e efetiva da formação
humanizadora. O objetivo da WlaSan é que aconteça uma formação política
democrática, ensinada a partir de reflexões ou práticas da críticas sobre as
ações docentes.
Para Maura Bolfer foi um momento rico
de trocas de experiências e muito aprendizado. "Com certeza, a educação
brasileira ganha muito com eventos como o Fala Outra Escola, organizado pela
Unicamp. São práticas executadas por docentes de diferentes regiões do Brasil,
com diferentes realidades que se complementam e trazem excelência” fala Maura.
O FALA Outra ESCOLA deste ano se baseou nos recentes acontecimentos eleitorais
e trágicos vividos nos últimos dois anos no Brasil. O evento reuniu alunos,
professores e profissionais de escolas de todo Brasil que trouxeram práticas
mais humanas e humanizadoras. A programação contou com Rodas de Conversas,
Sessões de Diálogos, Mostra de Trabalho e Eventos Culturais.
0 comentários: