22 livros para 2022: Uma celebração ao dia do Pedagogo


O dia do Pedagogo foi  Instituído em 2015, por meio da Lei nº 13.083, e surge como uma oportunidade de homenagear esses profissionais que tanto se dedicam à formação de crianças e adolescentes. Como forma de celebrar essa profissão tão importante selecionamos 22 livros essenciais para a formação do educador e da educadora. 


Dia 20 de maio comemoramos aqui no Brasil, o Dia do Pedagogo. Profissional responsável por ensinar, planejar, executar e coordenar tarefas do setor da Educação. Embora o termo pedagogo muito nos remeta aos professores que atuam em sala de aula, devemos lembrar que o pedagogo também ocupa espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo educacional e de formação cultural, assumindo funções como: orientadores pedagógicos, administradores e gestores escolares, consultores, coordenadores educacionais, entre outras inúmeras funções permitidas aos profissionais com licenciatura em pedagogia, como em empresas, instituições hospitalares, no setor de tecnologia, editoras e muitas outras. 

Os pedagogos estão sempre sendo desafiados em sua caminhada profissional, seja por transformações ocorridas em uma sociedade cada vez mais conectada e que vem se transformando a cada momento, ou por busca de reconhecimento, valorização e  respeito profissional. 

Ser pedagogo é ter como objetivo a construção e compartilhamento do conhecimento também, instruir, corrigir e apresentar caminhos de possibilidades. Para isso, precisam desenvolver métodos de ensino, adaptar-se às necessidades  e às particularidades de cada aluno. E como já dizia Paulo Freire “A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas e, as pessoas, transformam o mundo”. 

Pensando na importância deste profissional e nessas constantes mudanças que vêm acontecendo na sociedade e as necessidades daquele que atua na pedagogia em sempre dar continuidade aos seus estudos, trouxemos algumas indicações de leitura que apresentam fatos, teorias e reflexões que lhe auxiliarão na prática educativa e no desenvolvimento de potencialidades para sua formação profissional, afinal, o pedagogo é sinônimo de preparo e dedicação, é estar sempre em busca de conhecimentos sólidos através de estudos e pesquisas para constantes atualizações. 

Lembrando que temos disponíveis todos esses títulos indicados. Então não perca tempo e corra para a Biblioteca Uirapuru - Unidade II e faça seu empréstimo.


As Cem Linguagens da Criança: Volume 1: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância

    A experiência educativa para a primeira infância realizada em Reggio Emilia, na Itália, tornou-se reconhecida como um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Essa abordagem inovadora incrementa o desenvolvimento intelectual através da focalização sistemática na representação simbólica, levando as crianças pequenas a um nível surpreendente de habilidades simbólicas e à criatividade. O sistema não é privado e elitista; pelo contrário, oferece atendimento integral às crianças e está aberto a todas elas, inclusive àquelas com alguma deficiência. Este livro recolhe as reflexões dos educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema, bem como dos norte-americanos que lá estudaram. É uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e metodologias de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e ambiente físico, além dos papéis dos profissionais de educação infantil.


Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

Saberes necessários à prática educativa Na Pedagogia da autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.




Conversas com Quem Gosta de Ensinar -  Rubem Alves

"Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso não seja nem necessário, nem possível... É necessário acordá-lo. E aí aprenderemos que educadores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros. Porque, talvez, nem tropeiros, nem caixeiros tenham desaparecido, mas permaneçam como memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que o de ontem. Basta que os chamemos do seu sono, por um ato de amor e coragem. E talvez, acordados, repetirão o milagre da instauração de novos mundos.

                                             


Ensino Híbrido - Lilian Bacich

Ensino híbrido: personalização e tecnologia da educação é um livro feito por professores para professores. Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas

 



Leitura na sala de aula: como ajudar os professores a formar bons leitores - Emilio Sánchez Miguel

Os conhecimentos acumulados sobre a leitura constituem hoje um dos campos mais robustos da psicologia. Temos uma ideia relativamente precisa não apenas do que supõe o ato de ler, mas também do processo que nos possibilita chegar a sermos leitores competentes. Além disso, há disponível uma grande quantidade de recursos educativos que podem promover o progresso dos alunos. Porém, a transferência desses conhecimentos à prática profissional dos docentes tem sido estranhamente mais escassa do que se poderia esperar. Esta obra tenta entender o motivo dessa disparidade, em três momentos: apresentando evidências da magnitude desse problema; lançando uma possível explicação para a questão levantada; e, finalmente, trazendo propostas para introduzir mudanças progressivas e sustentáveis nas práticas de sala de aula.

 


Psicologia e pedagogia - Luria, Leontiev, Vygotsky e outros. 

Os artigos deste livro abordam alguns princípios básicos da psicologia pedagógica e da pedagogia soviética, relativos aos problemas da comunicação, da relação desenvolvimento-aprendizagem, da divisão do trabalho, etc. Os artigos foram escritos relacionados com as técnicas e teorias americanas do comportamento e constituem uma demonstração de um rigoroso espírito científico e também de um profundo empenho humanista.



Planejamento Dialógico: como construir o projeto político- pedagógico - Paulo Roberto Padilha

Este livro mostra que na educação o planejamento não pode ser dissociado da construção do projeto político-pedagógico. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã e para o pleno desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

 


Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores - Nilbo Ribeiro Nogueira

 

Com uma linguagem prática e objetiva, essa publicação aborda a Pedagogia dos Projetos como uma estratégia para auxiliar na formação do sujeito integral. Enfatiza as vantagens no aspecto do desenvolvimento das habilidades, competências, da conquista da autonomia por parte do aluno e de dezenas de outras capacidades essenciais para sua formação. Além das vantagens e intenções do trabalho com projetos, apresenta as possíveis etapas vivenciadas pelos diferentes atores do processo - professores e alunos. Descrever etapas, neste caso, tem o sentido de nortear a trajetória e principalmente delimitar a função de cada um dos atores para que não haja sobreposição de papéis.

 

 

Alfabetização e letramento- Magda Soares 

O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo – e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental – insistem em nos revelar números tão incômodos? Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos, aos materiais didáticos, à escola e à própria sociedade em relação a isso? Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, nos propõe algumas possibilidades de resposta para tais perguntas e nos impõe novas provocações. O livro é dividido em três partes. Nas duas primeiras, a autora trata, respectivamente, das concepções e práticas que envolvem os temas da alfabetização e letramento na escola, enquanto a terceira funciona como um espaço de união entre teoria e ação, a partir de uma perspectiva político-social.



Avaliação em Educação: questões epistemológicas e práticas - Cipriano Carlos Luckesi 

Este livro trata do tema “Avaliação em educação”, sob as óticas da aprendizagem, institucional e de larga escala, predominando a abordagem sobre avaliação da aprendizagem. Ele está sendo publicado em comemoração ao 50º aniversário do início de meus estudos a respeito dessa temática. Iniciei esse investimento em julho de 1968 e, agora, estamos em meados de 2018.


 

Os sete saberes necessários à educação do futuro - Edgar Morin

Os Sete Saberes indispensáveis enunciados por Morin constituem eixos e caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.


                                               

Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário - Délia Lerner

Este livro testemunha um esforço constante para analisar as mudanças nas práticas docentes e teorizar sobre as ações necessárias para que tais mudanças ocorram.



Educação para todos: as muitas faces da inclusão escolar - Anna Maria. L. Padilha e Ivone Martins de Oliveira (org.)

Essa obra trata das muitas faces da inclusão social e escolar de crianças e jovens matriculados em escolas públicas brasileiras.

Como pais de crianças com deficiência veem a inclusão escolar de seus filhos? O que se destaca nos enunciados de alunos, professores e moradores de um quilombo sobre a educação formal nesse universo? Que relações estabelece entre os processos educativos da criança cigana no acampamento e na escola?

Questões como essas serviram de base para os capítulos dessa obra, que procura analisar tanto aspectos do discurso oficial e das práticas educativas instituídas na escola, como as orientações produzidas no âmbito de agências internacionais. Tal é o pano de fundo no qual são delineadas algumas das faces da inclusão escolar no país, em sua relação com os processos de exclusão social. - Papirus Editora




Educação no século 21: tendências, ferramentas e projetos para inspirar - Young Digital Planet (org.)


Este livro trata de inúmeras metodologia e inovações em torno da educação, com exemplo modelos reais de implementação além de site de consulta.




Educador educa a dor - Madalena Freire


Em 'Educador', Madalena Freire apresenta as experiências e reflexões de sua prática pedagógica e nos mostra diversas maneiras de se tornar um educador. A autora fala também das dores e prazeres desta realidade. Com muita intimidade com os processos de aprendizagem, Madalena trabalha com a construção de um modelo de formação pedagógica que possibilita a cada agente educador viver seu processo pedagógico com autoria e autenticidade.



                                                      

Infância e suas linguagens - Marcia Aparecida Gobbi e Monica Apezzato Pinazza (org.)


Fruto de um seminário internacional, com a participação de especialistas do campo das linguagens do Brasil, da Itália e da Espanha, o livro conduz a reflexões de natureza política e valorização do campo das Artes, da Literatura e de outros conhecimentos.




                                           


Território da infância - Linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas - Ana Lucia de Faria e Suely Amaral Mello (org.)


Esses debates aprofundam reflexões em pauta nos dias atuais sobre as práticas da educação infantil, especialmente enfocando o papel das professoras e dos professores, suas concepções e suas intenções na estruturação de relações com as crianças, na organização de espaços e tempos, na proposição de atividades e condições de produção das culturas infantis entre as crianças… enfim, na articulação das diferentes linguagens pelas quais se estabelece a interlocução do coletivo das crianças pequenas com a cultura constituída e, dialeticamente, se estabelece a possibilidade da interferência infantil nessa cultura.


                                        

Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos


Hoje em dia, na educação infantil, as crianças passam mais tempo com folhas de atividades matemáticas do que com blocos de construção e giz de cera. O jardim de infância está se tornando mais parecido com o resto da escola. Neste livro, Mitchel Resnick defende exatamente o oposto: o resto da escola (e o resto da vida) deve ser mais como o jardim de infância. Refletindo sobre mais de 30 anos de pesquisa no MIT Media Lab, o autor discute novas tecnologias e estratégias para envolver crianças e jovens em aprendizagem criativa. Ele conta como crianças estão programando seus próprios jogos, histórias e invenções, e mostra como, ao envolvê-las na criação de projetos desenvolvidos a partir de suas paixões, em um ambiente lúdico e colaborativo, podemos prepará-las para um mundo onde o pensamento criativo é mais importante do que nunca.


                                    

O cérebro no mundo digital - Maryanne Wolf


Nunca se leu tanto como hoje. Com alguns toques no smartphone, temos na palma da mão um universo de informações. Mas será que estamos lendo de verdade, apreendendo esses dados, analisando-os criticamente, ampliando nossos conhecimentos a partir deles, transformando tudo isso em sabedoria? A professora Maryanne Wolf responde a essas perguntas, mostrando neste livro os efeitos da leitura nas mídias digitais para o cérebro leitor, principalmente dos jovens. A partir das pesquisas mais modernas, muitos exemplos literários e de sua própria experiência como pesquisadora e mãe, a autora apresenta uma discussão impressionante sobre o impacto da tecnologia para a maneira como estamos lendo, consequentemente, para a nossa cognição, e o que isso pode acarretar para o futuro da humanidade. Surpreendente e necessária para os tempos de hoje, esta obra é, acima de tudo, uma defesa da leitura.


                                         


Escola currículo e tecnologias: desafios e possibilidades para a prática pedagógica - Andréia de bem Machado e Vera Regina Lucio (org.)


Novos desafios em todas as dimensões da sociedade permeiam a sociedade no ano de 2020 e ainda se fazem presentes neste início de 2021, foi necessário repensar novas maneiras de aprender e mediar o conhecimento. Sendo assim, essa obra tem como objetivo analisar as possibilidades e os desafios da escola e das propostas curriculares frente às tecnologias digitais didático-pedagógicas utilizadas no contexto educacional.


                                       


Educação na era digital: a escola educativa - Angel I. Perez Gomez

Como aprendemos a viver, pensar, decidir e agir na atmosfera densa e mutante da era digital global? Que papel está ocupando a escola convencional neste processo? É possível ter uma escola verdadeiramente educativa, que ajude cada indivíduo a se construir de maneira autônoma, sábia e solidária? Nesta obra, Ángel I. Pérez Gómez explora o que significa aprender a se educar no complexo contexto contemporâneo e defende o desenvolvimento de uma escola educativa - um espaço público para ajudar cada cidadão a construir-se como pessoa "educada", apta a escolher e desenvolver o seu próprio e singular projeto de vida nos âmbitos pessoal, social e profissional.



                                 


Guia da Educação midiática - Ana Claudia Ferrari 


Educar para a informação é o caminho mais seguro para formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. É educar para a vida em um mundo cada vez mais conectado. Para atingir esses objetivos, a educação midiática busca desenvolver nos estudantes competências para consumir e produzir mídias de forma reflexiva e responsável, além de prepará-los para a plena participação na sociedade. Este Guia busca refletir sobre a importância e a urgência dessas questões, e também apresenta exemplos e sugestões para que a educação midiática seja incorporada à sua prática.

MINDSET - A formação do Orientador Educacional




Nas aulas de Orientação Educacional do módulo Gestão Escolar, as alunas da WlaSan aprofundaram o conhecimento sobre Mindset, por meio da leitura e discussões sobre a obra de Dweck "Mindset: a nova psicologia do sucesso". 

Confira abaixo, nos textos produzidos pelas alunas, o que é Mindset, quais os tipos de Mindset que podemos construir ao longo de nossa vida e como essa teoria pode contribuir para a aprendizagem.




O que é Mindset? Qual a importância dessa teoria para Orientador Educacional?


Escrito por: Amanda Cardoso, Kéren do Nascimento e Rhaissa Mauch


As pessoas são diferentes e podemos observar  isso através das crenças, ideias e valores que constituem e determinam como agem, o que  revela o modelo mental de cada uma. 

Como você se enxerga? Como uma pessoa que aceita ser desafiada e busca à evolução? Ou acredita que em determinadas situações você pode não ser capaz de solucioná-las e nada faz para mudar?

O modo como nos enxergamos afeta diretamente a maneira como vamos levar a nossa vida, sendo assim é possível afirmar que existem duas maneiras de pensar, agir e vivenciar diversas situações em nosso cotidiano, as quais Carol Dweck conceitua, como Mindset de crescimento e Mindset fixo. 

Dentro do ambiente escolar nos deparamos com situações às quais as crianças apresentam falas e/ou situações em que podemos identificar o seu mindset, veja o exemplo abaixo:


“- ai tia, hoje eu acordei e bati meu dedo na cama e chego agora na escola e minha amiga não veio, e pra variar meu pai se atrasou para me buscar! Não é justo, eu sempre tenho coisas ruins pra lembrar no final do dia!”


Através dessa fala, observamos nessa criança a mentalidade de conseguir enxergar somente as situações “ruins” e a palavra “sempre” fortalece o modo de como ela enxerga tudo isso. O dia, a rotina dessa criança, não se esgotou somente nessas situações, mas o mindset fixo não permite visualizar os demais momentos vivenciados. 


Neste outro exemplo será apresentado a fala de uma aluna que conta como foi o seu dia, expondo as situações de maneira diferente do exemplo acima:


“- ai tia, hoje eu acordei e bati meu dedo na cama, acho que eu estava com um pouco de sono ainda, mas quando cheguei aqui na escola, vi que teriam outras amigas para brincar, porque a minha melhor amiga faltou. E agora o papai está atrasado, deve estar um trânsito muito grande, mas eu sei que ele vai chegar”.


Diferentemente, na segunda situação, a criança traz em sua narrativa, mesmo que um pouco “ chateada”, o esforço para entender que as situações podem ser alteradas e saírem do contexto ou de como foram planejadas. Nesse caso, podemos ressaltar características de um Mindset de crescimento, em que enxergar soluções para situações inusitadas não é uma dificuldade e nem mesmo pensar que ”sempre” será assim.

Compreendendo as características que compõem e distinguem o Mindset fixo do Mindset de crescimento, como opostas, o orientador educacional que atua diretamente com os alunos e famílias, onde se depara com diferentes casos em que os envolvidos passam a trazer falas carregadas que demonstram a maneira como se enxergam, como agem diante de situações inesperadas ou até mesmo acontecimentos cotidianos, precisam pensar em estratégias e ações que possibilitam a reflexão  sobre seus pensamentos para promover a ampliação do Mindset  de crescimento. 



Referência bibliográfica:

DWECK, C. S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.




MINDSET


Escrito por: Michele Ottani e Michelle Mota


O livro Mindset - A nova psicologia do sucesso de Carol S. Dweck,  explora o estudo sobre a mente humana e informa que os mindsets são crenças poderosas, que construímos ao longo da vida e podemos modificá-las.  Mindset, significa a configuração da mente.  

O mindset fixo é a crença de que as nossas qualidades não mudam, e quem  tem talento já nasce com o mesmo, determinando o seu sucesso ou fracasso. Como lidar com os fracassos? Os problemas difíceis? Os sujeitos de mindset fixo acreditam que não se conseguem fazer algo não adianta tentar e que as coisas são como elas devem ser, então evitam desafios por medo de revelarem fraquezas, não crêem que o esforço possa gerar mudanças, e encaram os problemas sem esperança em resolvê-los. Procuram restabelecer sua autoestima depois de um fracasso e atribuir a culpa a alguém ou arranjar desculpas.

Por outro lado, as pessoas com mindset de crescimento acreditam no seu potencial e enfrentam os desafios de maneiras positivas, crendo sempre no desenvolvimento da inteligência e habilidades, buscando o aprendizado para superar limitações. Encaram  desafios e falhas como aprendizado, o esforço como um caminho da superação e enfrentam as adversidades com entusiasmo.


A fábula de Esopo, "A lebre e a tartaruga" apresenta as personagens da lebre talentosa, porém leviana, e da tartaruga vagarosa, porém persistente. Ambas enfrentaram uma corrida. A tartaruga acreditou no seu progresso, com pensamento positivo, persistiu na mudança, desenvolveu qualidades através do aprendizado, prosperou no desafio, superou os obstáculos, se esforçou e assumiu os riscos para atingir o objetivo.

A lebre acreditou que o seu talento era suficiente para vencer, que possuía qualidades imutáveis, pensava que habilidades não pudessem ser desenvolvidas,, se achou superior e auto suficiente, o que a fez perder a corrida.


Considerando que a mentalidade do indivíduo é o fator fundamental no desempenho de sua capacidade de  aprendizado e superação e que o mindset de crescimento é o que propõe  evolução constante, é importante que a Orientação Educacional pense  em estratégias que aprimorem o mindset de crescimento, por meio de estímulos positivos, valorizando a importância de se aprender com o erro, enxergando nos desafios uma forma de crescer.



Referências bibliográficas: DWECK, Carol. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.

Disponível em: 

https://www.cidadaodosceus.com/post/hora-da-f%C3%A1bula-a-lebre-e-a-tartaruga Acesso em: 16/03/2022


Ensino de Ciências por investigação: um caminho para o letramento científico.

"Quando criança, o que você pensava ao ouvir a palavra ciências?" e "Como vivenciou esta palavra na escola?" foram as perguntas que permitiram às professoras em formação rememorar suas expectativas e experiências acerca do saber científico e a se colocar em uma posição empática frente aos estudantes para os quais elas serão uma importante referência da palavra ciências e da disciplina Ciências.

Assim como antes de ler, é importante que a criança seja exposta à leitura e inserida no mundo letrado. Antes mesmo de compreender os pressupostos do pensamento científico, é importante criar um cenário que fomente as perguntas, a testagem e o engajamento infantil à medida que intencionalmente cresce o seu contato com as terminologias das ciências e desenvolve-se a sua compreensão da natureza do trabalho científico. O processo descrito denomina-se letramento científico. 

Promover o letramento científico vai além de ensinar os objetos do conhecimento propostos para a disciplina de Ciências da Natureza, é necessário também ampliar o seu repertório científico e oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas. 

Considerando a importância do papel do professor no letramento científico, na faculdade WlaSan as estudantes têm se debruçado no estudo do Ensino de Ciências por Investigação, metodologia proposta por grandes nomes do ensino como Anna Maria Pessoa de Carvalho. Em aula as estudantes vivenciam esta metodologia como estudantes e a praticam criando planos de aula autorais como professoras. 

Afinal, a curiosidade é inerente à criança! Cabe ao docente e à escola estimular essa característica para que ela perpasse a vida do discente em todas as fases.








Escola: Local de Formação Humana

 A escola hoje precisa ser fortalecida, deixando de ser um mero local de instrução para tornar-se um local de formação humana para a sociedade, para a liberdade, para a responsabilidade e para colocar o saber a serviço da coletividade.

Nessa escola, como precisa ser o professor ou a professora? 

Em primeiro lugar, precisa estar comprometido consigo mesmo para depois assumir um compromisso com o outro. Esse profissional precisa instrumentalizar-se da ciência e da tecnologia, para uni-las às suas virtudes e realizar realmente um trabalho de humanização. 

É esse professor e essa professora que buscamos desenvolver em nosso curso de Pedagogia.






O que você deseja realizar? Qual é o seu sonho?

Com essas perguntas iniciamos mais uma noite de aula, na última sexta-feira.

Entender nosso propósito, ter consciência do nosso presente e projetar o futuro é importante habilidade que desenvolvemos como professores.

Com esse pensamento, foi hora de colocar a mão na massa e montar o “mapa da vida”, projetando e construindo um caminho para transformar desejos e sonhos em realidade, só assim a vida poderá ser a realização de uma obra, como nos ensinou Cortella.

E você, quer aprender mais para ensinar melhor? Vem para a Wlasan!