Ensino de Ciências por investigação: um caminho para o letramento científico.
"Quando criança, o que você pensava ao ouvir a palavra ciências?" e "Como vivenciou esta palavra na escola?" foram as perguntas que permitiram às professoras em formação rememorar suas expectativas e experiências acerca do saber científico e a se colocar em uma posição empática frente aos estudantes para os quais elas serão uma importante referência da palavra ciências e da disciplina Ciências.
Assim como antes de ler, é importante que a criança seja exposta à leitura e inserida no mundo letrado. Antes mesmo de compreender os pressupostos do pensamento científico, é importante criar um cenário que fomente as perguntas, a testagem e o engajamento infantil à medida que intencionalmente cresce o seu contato com as terminologias das ciências e desenvolve-se a sua compreensão da natureza do trabalho científico. O processo descrito denomina-se letramento científico.
Promover o letramento científico vai além de ensinar os objetos do conhecimento propostos para a disciplina de Ciências da Natureza, é necessário também ampliar o seu repertório científico e oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas.
Considerando a importância do papel do professor no letramento científico, na faculdade WlaSan as estudantes têm se debruçado no estudo do Ensino de Ciências por Investigação, metodologia proposta por grandes nomes do ensino como Anna Maria Pessoa de Carvalho. Em aula as estudantes vivenciam esta metodologia como estudantes e a praticam criando planos de aula autorais como professoras.
Afinal, a curiosidade é inerente à criança! Cabe ao docente e à escola estimular essa característica para que ela perpasse a vida do discente em todas as fases.
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