Um gestor escolar tem, precisa considerar em sua qualificação,
o conhecimento do contexto histórico-institucional no qual e para o qual atua. Dessa
forma, a gestão da escola é um lugar de permanente qualificação humana, de
desenvolvimento pessoal e profissional.
Diante desse quadro algumas
exigências podem ser elencadas no que diz respeito à qualificação dos gestores:
a) Formação básica sólida em
educação, compreendendo o domínio das ciências que lhe dão fundamentação.
b) Qualificação científica e técnica
em gestão de instituições.
c) Formação continuada, visando
associar conhecimentos e experiências, e aprimorar o desempenho pessoal e
institucional.
São orientadores desse processo de
qualificação as concepções de educação que visam à formação para a autonomia das
pessoas e das instituições; a visão de futuro e de empreendedor; a formação
para a gestão centrada na liderança e nos processos de coordenação de
instituições educacionais.
No que se refere ao gestor escolar,
vejamos algumas características fundamentais:
·
Liderar e contextualizar a construção
da identidade da escola;
·
Garantir o trabalho coletivo
liderando a colaboração dos saberes criando a inteligência coletiva, provocando
a sinergia e colocando em sintonia a proposta pedagógica da escola;
·
Coordenar, mediar a construção,
execução e avaliação da proposta pedagógica, em sintonia com o contexto
sócio-político;
·
Incorporar a diversidade no ambiente
escolar com alunos e equipe garantindo, assim, melhores condições para o ensino
de boa qualidade para todos e uma gestão mais democrática e participativa;
·
Qualificar e parametrizar a
autonomia. Estabelecer espaços para o exercício da autonomia estimulando a
iniciativa e a criatividade, considerando as leis e as políticas educacionais;
· Liderar o processo de construção da identidade da escola
considerando a política educacional, a realidade dos alunos e do entorno da
escola;
·
Liderar a elaboração da proposta
pedagógica e o plano de desenvolvimento da escola;
·
Assessorar o processo de construção de
indicadores de avaliação de aprendizagem;
·
Supervisionar a execução da proposta
pedagógica;
·
Responder pela execução do plano de
desenvolvimento da escola, inclusive aspectos de infra-estrutura e financeiros;
·
Implementar estilo de gestão aberto à
diversidade de alunos e de membros da equipe escolar;
·
Identificar problemas e buscar
soluções dos mesmos;
·
Promover a iniciativa e a autonomia
de sua equipe;
· Contribuir para a construção da identidade da escola, oferecendo
subsídios das ciências que fundamentam a educação;
· Coordenar diferentes saberes promovendo a articulação entre as
áreas do conhecimento do currículo;
· Gerenciar o processo de construção e partilha dos diferentes
conhecimentos e saberes da equipe;
· Gerenciar a preparação e a execução da proposta pedagógica e do
plano curricular;
· Incentivar, apoiar e monitorar a reflexão sobre a sala de aula,
a prática didática e a avaliação do ensino e da aprendizagem;
·
Zelar pela autonomia pedagógica e
didática de sua equipe;
· Contribuir para a construção da identidade da escola oferecendo
subsídios quanto aspectos de aprendizagem e orientação para o trabalho;
· Colaborar no processo de construção e partilhamento do
conhecimento na equipe;
· Colaborar, com o coordenador pedagógico, no planejamento e
execução da proposta pedagógica e do plano curricular;
· Colaborar na elaboração e implementação de programas e ações
educativas para alunos com deficiência;
·
Elaborar programas e ações de
orientação e formação profissional.