Residência Docente, o que é?!
Que a Faculdade Prof. Wlademir dos Santos, popularmente conhecida como Wlasan, tem uma parceria com o Colégio Uirapuru, a grande maioria já sabe. Mas vocês sabem como essa parceria acontece no dia-a-dia escolar? O Colégio funciona como uma escola de aplicação, ou seja, os estudantes da faculdade atuam diretamente dentro da escola, como um grande laboratório vivo e podem colocar em prática muitas teorias vistas em sala de aula. Essa modalidade “permite que o graduando experimente o fazer pedagógico, durante sua trajetória de formação” (FREITAS,M. et.al., 2020, p.2)
O vínculo entre estudante e estágio parte do pressuposto de que ao longo dos quatro anos de graduação, o educando estará vinculado ao estágio docente, passando por todas as etapas que compõem o currículo do Pedagogo: Educação Infantil, Ensino Fundamental: anos iniciais e Gestão Pedagógica, sempre com o apoio de um professor preceptor, ou seja, um profissional que orientará a prática pedagógica deste educando, dentro da residência docente; normalmente, esse papel é desempenhado pelas professoras e professores titulares das turmas e disciplinas em que os estudantes da faculdade são designados.
Pode-se dizer que o motor que anima e dá sentido ao estágio – tanto na Pedagogia como nas demais licenciaturas – é a busca da relação contínua – possível e necessária – entre os estudos teóricos e a ação prática cotidiana. [...] Importa analisar o que acontece, como, por que, onde, com quem e quando acontecem determinadas situações buscando um novo sentido diante do que está sendo observado e apreendido no processo junto à realidade observada (CALDERANO, 2012, p. 251, apud. FREITAS,M. et.al., 2020, p.2).
Esse processo de vínculo às práticas pedagógicas é uma forma de garantir que o estudante irá participar, aprender e compartilhar conhecimentos pedagógicos desde o princípio do curso e assim compreender com clareza as teorias suscitadas na graduação.
Segundo as “Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, as formações para pedagogos devem ter, no mínimo, 2.800 horas de efetivo trabalho acadêmico, compreendendo, pelo menos, 300 horas de estágio supervisionado [...]” (ANTHONY, Igor, 2020). A proposta de residência docente da Faculdade Profº Wlademir dos Santos, oferece, na prática, mais de 6 mil horas de estágio remunerado e concomitante à graduação. Semestralmente, os estudantes apresentam relatórios de estágio aos professores da instituição de ensino, além dos debates travados durantes as aulas, que levantam temas vistos durante o dia-a-dia escolar. Para complementar a formação acadêmica, os estudantes ainda entregam, a partir do quarto semestre, 100 horas complementares, realizadas em práticas culturais e sociais. Juntamente a todos esses benefícios, a infraestrutura da “escola-laboratório” e da faculdade proporcionam um desenvolvimento integral das habilidades e saberes necessários à docência.
Veja o relato abaixo, de uma ex-aluna que hoje atua como professora dentro do Colégio Uirapuru:
Poder realizar a residência docente ao longo do processo de graduação é aprender na prática as teorias estudadas ao longo do curso, além disso, é também possível perceber a docência como um ato de generosidade e trocas constantes. Dessa forma afirmo que estar em um local de aprendizagem e se relacionar com pares mais experientes é fundamental para exercer a profissão e sentir confiança quando assumimos nossa primeira sala de aula.
Verônica Senhuk, atualmente professora do 2º ano do Fundamental, no Colégio Uirapuru.
Referências:
ANTHONY, Igor. Existe estágio remunerado em pedagogia? Veja se os futuros pedagogos encontram estágios remunerados na área. Educa Mais Brasil, 07 ago. 2020. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/pedagogia/noticias/existe-estagio-remunerado-em-pedagogia. Acesso em: 23 fev. 2021.
FREITAS, M.; FREITAS, B.; ALMEIDA, D. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 1 jul. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 23 fev. 2021.
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