CIÊNCIAS E COTIDIANO 2018 - Trabalhando Modelos Celulares
Trabalhar o mundo microscópico com crianças é um desafio para a maioria dos professores de Ciências da Natureza, especialmente nos primeiros anos do Fundamental I.
A utilização de microscópios, comum no Ensino Médio e Superior, não atente à demanda dos pequenos, que sequer conseguem ajustar seus olhos às lentes do equipamento. Além disso, os resultados observados são muito diferentes dos esquemas propagados em livros e vídeos, o que acaba por deixar os alunos frustrados e confusos.
O estudo da célula, no entanto, não é dispensável. É uma área bastante importante, uma vez que a célula é a menor unidade viva de um organismo e é utilizada para diferenciar um ser vivo daquele que não apresenta vida. É fundamental, também, nessa faixa etária, a apresentação da composição e classificação da vida, além da apresentação de escalas e modelos.
Tendo como objetivo aprimorar as diferentes representações de célula e o uso de diferentes estratégias de ensino, a professora Daniela Almenara organizou, para as alunas de primeiro semestre do curso de Pedagogia, uma oficina de produção de modelos(bidimensionais e tridimensionais) de diferentes tipos celulares.
Usando massa de modelar, as futuras professoras exploraram as diferenças morfológicas entre células animais, vegetais e bacterianas.
A utilização e produção de modelos utiliza o lúdico para aproximar os alunos de um universo abstrato e complexo, facilitando a assimilação de conceitos, proporções e particularidades das diferentes células vivas.
Os resultados dessa prática podem ser vistos nas fotos.
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