MINDSET - A formação do Orientador Educacional




Nas aulas de Orientação Educacional do módulo Gestão Escolar, as alunas da WlaSan aprofundaram o conhecimento sobre Mindset, por meio da leitura e discussões sobre a obra de Dweck "Mindset: a nova psicologia do sucesso". 

Confira abaixo, nos textos produzidos pelas alunas, o que é Mindset, quais os tipos de Mindset que podemos construir ao longo de nossa vida e como essa teoria pode contribuir para a aprendizagem.




O que é Mindset? Qual a importância dessa teoria para Orientador Educacional?


Escrito por: Amanda Cardoso, Kéren do Nascimento e Rhaissa Mauch


As pessoas são diferentes e podemos observar  isso através das crenças, ideias e valores que constituem e determinam como agem, o que  revela o modelo mental de cada uma. 

Como você se enxerga? Como uma pessoa que aceita ser desafiada e busca à evolução? Ou acredita que em determinadas situações você pode não ser capaz de solucioná-las e nada faz para mudar?

O modo como nos enxergamos afeta diretamente a maneira como vamos levar a nossa vida, sendo assim é possível afirmar que existem duas maneiras de pensar, agir e vivenciar diversas situações em nosso cotidiano, as quais Carol Dweck conceitua, como Mindset de crescimento e Mindset fixo. 

Dentro do ambiente escolar nos deparamos com situações às quais as crianças apresentam falas e/ou situações em que podemos identificar o seu mindset, veja o exemplo abaixo:


“- ai tia, hoje eu acordei e bati meu dedo na cama e chego agora na escola e minha amiga não veio, e pra variar meu pai se atrasou para me buscar! Não é justo, eu sempre tenho coisas ruins pra lembrar no final do dia!”


Através dessa fala, observamos nessa criança a mentalidade de conseguir enxergar somente as situações “ruins” e a palavra “sempre” fortalece o modo de como ela enxerga tudo isso. O dia, a rotina dessa criança, não se esgotou somente nessas situações, mas o mindset fixo não permite visualizar os demais momentos vivenciados. 


Neste outro exemplo será apresentado a fala de uma aluna que conta como foi o seu dia, expondo as situações de maneira diferente do exemplo acima:


“- ai tia, hoje eu acordei e bati meu dedo na cama, acho que eu estava com um pouco de sono ainda, mas quando cheguei aqui na escola, vi que teriam outras amigas para brincar, porque a minha melhor amiga faltou. E agora o papai está atrasado, deve estar um trânsito muito grande, mas eu sei que ele vai chegar”.


Diferentemente, na segunda situação, a criança traz em sua narrativa, mesmo que um pouco “ chateada”, o esforço para entender que as situações podem ser alteradas e saírem do contexto ou de como foram planejadas. Nesse caso, podemos ressaltar características de um Mindset de crescimento, em que enxergar soluções para situações inusitadas não é uma dificuldade e nem mesmo pensar que ”sempre” será assim.

Compreendendo as características que compõem e distinguem o Mindset fixo do Mindset de crescimento, como opostas, o orientador educacional que atua diretamente com os alunos e famílias, onde se depara com diferentes casos em que os envolvidos passam a trazer falas carregadas que demonstram a maneira como se enxergam, como agem diante de situações inesperadas ou até mesmo acontecimentos cotidianos, precisam pensar em estratégias e ações que possibilitam a reflexão  sobre seus pensamentos para promover a ampliação do Mindset  de crescimento. 



Referência bibliográfica:

DWECK, C. S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.




MINDSET


Escrito por: Michele Ottani e Michelle Mota


O livro Mindset - A nova psicologia do sucesso de Carol S. Dweck,  explora o estudo sobre a mente humana e informa que os mindsets são crenças poderosas, que construímos ao longo da vida e podemos modificá-las.  Mindset, significa a configuração da mente.  

O mindset fixo é a crença de que as nossas qualidades não mudam, e quem  tem talento já nasce com o mesmo, determinando o seu sucesso ou fracasso. Como lidar com os fracassos? Os problemas difíceis? Os sujeitos de mindset fixo acreditam que não se conseguem fazer algo não adianta tentar e que as coisas são como elas devem ser, então evitam desafios por medo de revelarem fraquezas, não crêem que o esforço possa gerar mudanças, e encaram os problemas sem esperança em resolvê-los. Procuram restabelecer sua autoestima depois de um fracasso e atribuir a culpa a alguém ou arranjar desculpas.

Por outro lado, as pessoas com mindset de crescimento acreditam no seu potencial e enfrentam os desafios de maneiras positivas, crendo sempre no desenvolvimento da inteligência e habilidades, buscando o aprendizado para superar limitações. Encaram  desafios e falhas como aprendizado, o esforço como um caminho da superação e enfrentam as adversidades com entusiasmo.


A fábula de Esopo, "A lebre e a tartaruga" apresenta as personagens da lebre talentosa, porém leviana, e da tartaruga vagarosa, porém persistente. Ambas enfrentaram uma corrida. A tartaruga acreditou no seu progresso, com pensamento positivo, persistiu na mudança, desenvolveu qualidades através do aprendizado, prosperou no desafio, superou os obstáculos, se esforçou e assumiu os riscos para atingir o objetivo.

A lebre acreditou que o seu talento era suficiente para vencer, que possuía qualidades imutáveis, pensava que habilidades não pudessem ser desenvolvidas,, se achou superior e auto suficiente, o que a fez perder a corrida.


Considerando que a mentalidade do indivíduo é o fator fundamental no desempenho de sua capacidade de  aprendizado e superação e que o mindset de crescimento é o que propõe  evolução constante, é importante que a Orientação Educacional pense  em estratégias que aprimorem o mindset de crescimento, por meio de estímulos positivos, valorizando a importância de se aprender com o erro, enxergando nos desafios uma forma de crescer.



Referências bibliográficas: DWECK, Carol. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.

Disponível em: 

https://www.cidadaodosceus.com/post/hora-da-f%C3%A1bula-a-lebre-e-a-tartaruga Acesso em: 16/03/2022


Ensino de Ciências por investigação: um caminho para o letramento científico.

"Quando criança, o que você pensava ao ouvir a palavra ciências?" e "Como vivenciou esta palavra na escola?" foram as perguntas que permitiram às professoras em formação rememorar suas expectativas e experiências acerca do saber científico e a se colocar em uma posição empática frente aos estudantes para os quais elas serão uma importante referência da palavra ciências e da disciplina Ciências.

Assim como antes de ler, é importante que a criança seja exposta à leitura e inserida no mundo letrado. Antes mesmo de compreender os pressupostos do pensamento científico, é importante criar um cenário que fomente as perguntas, a testagem e o engajamento infantil à medida que intencionalmente cresce o seu contato com as terminologias das ciências e desenvolve-se a sua compreensão da natureza do trabalho científico. O processo descrito denomina-se letramento científico. 

Promover o letramento científico vai além de ensinar os objetos do conhecimento propostos para a disciplina de Ciências da Natureza, é necessário também ampliar o seu repertório científico e oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas. 

Considerando a importância do papel do professor no letramento científico, na faculdade WlaSan as estudantes têm se debruçado no estudo do Ensino de Ciências por Investigação, metodologia proposta por grandes nomes do ensino como Anna Maria Pessoa de Carvalho. Em aula as estudantes vivenciam esta metodologia como estudantes e a praticam criando planos de aula autorais como professoras. 

Afinal, a curiosidade é inerente à criança! Cabe ao docente e à escola estimular essa característica para que ela perpasse a vida do discente em todas as fases.








Escola: Local de Formação Humana

 A escola hoje precisa ser fortalecida, deixando de ser um mero local de instrução para tornar-se um local de formação humana para a sociedade, para a liberdade, para a responsabilidade e para colocar o saber a serviço da coletividade.

Nessa escola, como precisa ser o professor ou a professora? 

Em primeiro lugar, precisa estar comprometido consigo mesmo para depois assumir um compromisso com o outro. Esse profissional precisa instrumentalizar-se da ciência e da tecnologia, para uni-las às suas virtudes e realizar realmente um trabalho de humanização. 

É esse professor e essa professora que buscamos desenvolver em nosso curso de Pedagogia.






O que você deseja realizar? Qual é o seu sonho?

Com essas perguntas iniciamos mais uma noite de aula, na última sexta-feira.

Entender nosso propósito, ter consciência do nosso presente e projetar o futuro é importante habilidade que desenvolvemos como professores.

Com esse pensamento, foi hora de colocar a mão na massa e montar o “mapa da vida”, projetando e construindo um caminho para transformar desejos e sonhos em realidade, só assim a vida poderá ser a realização de uma obra, como nos ensinou Cortella.

E você, quer aprender mais para ensinar melhor? Vem para a Wlasan!













Saiba por que estudar na Wlasan aumentará ainda mais a chance de você terminar a faculdade empregado.

Inscrições para 2022 já estão abertas.


 O espaço privilegiado do profissional de Educação é a escola, mas o que nem todo mundo sabe é que a atuação de quem se forma em Pedagogia não se limita às salas de aula. O pedagogo pode se dedicar a diversos segmentos do mercado de trabalho, o que faz com que essa seja a profissão com a maior taxa de empregabilidade do Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o mesmo IPEA, cerca de 94% dos pedagogos brasileiros estão empregados.

Em instituições de ensino, o pedagogo pode atuar como professor na Educação Infantil e até o 5º ano do Ensino Fundamental e também nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na educação especial, no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Além disso, pode desempenhar papéis na gestão escolar, como: orientador educacional, coordenador pedagógico e até mesmo diretor.

Mas a Pedagogia possui ainda outras áreas de atuação, como a Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Social e a Pedagogia Empresarial, mas o campo de atuação destes profissionais não se limita apenas a essas frentes. O pedagogo é um profissional capaz de fazer diferença no setor cultural, trabalhando em brinquedotecas, bibliotecas, museus, centros culturais e recreativos. Em ONGs, pode coordenar programas educativos para o desenvolvimento de iniciativas sociais. Em órgãos públicos, assume o planejamento, a fiscalização e a coordenação de programas de políticas públicas na área de Educação.


Residência pedagógica na Wlasan

Que a Faculdade Prof. Wlademir dos Santos, popularmente conhecida como Wlasan, tem uma parceria com o Colégio Uirapuru, a grande maioria já sabe. Mas o que poucos conhecem é como essa parceria se desdobra no dia a dia escolar. O Colégio funciona como uma escola de aplicação da Wlasan, ou seja, os estudantes da faculdade atuam desde o primeiro período diretamente dentro da escola, como um grande laboratório vivo e podem colocar em prática muitas teorias vistas em sala de aula.

A pedagoga recém-formada, Lorena Santos Bueno, de 27 anos, acaba de realizar o sonho de ser contratada pelo Colégio Uirapuru para integrar a equipe pedagógica. Em 2017, quando decidiu se tornar professora, Lorena prestou vestibular de Pedagogia na UFSCAR, enquanto aguardava o resultado da prova, ficou sabendo da Wlasan e da sua inovadora residência docente ou pedagógica. Como ainda não tinha o resultado da UFSCAR, resolveu se inscrever no processo seletivo da Wlasan também. Claro, que o resultado das duas provas saiu praticamente ao mesmo tempo. Apesar de a UFSCAR ser uma universidade federal, sem custo, Lorena optou por fazer sua formação na Wlasan.

"Acredito que a teoria tem que andar junto com a prática e isso me conquistou no projeto da Wlasan.", diz a recém-formada, Lorena Santos - Divulgação

"ACREDITO QUE A TEORIA TEM QUE ANDAR JUNTO COM A PRÁTICA E ISSO ME CONQUISTOU NO PROJETO DA WLASAN.", DIZ A RECÉM-FORMADA, LORENA SANTOS (CRÉDITO: DIVULGAÇÃO)

“Pode parecer difícil, mas foi fácil decidir. Sou uma pessoa muito prática. Acredito que a teoria tem que andar junto com a prática e isso me conquistou no projeto da Wlasan. Quando passei no vestibular, fiz um processo seletivo para estágio no Colégio Uirapuru e passei também. Então, desde o meu primeiro dia na faculdade, eu já estava colocando em prática o que estava aprendendo”. Outro fator decisivo foi a grade curricular. Segundo Lorena, a grade da Wlasan se diferencia por ser muito pensada para preparar os alunos para a futura inserção no mercado de trabalho.

“A Pedagogia é um campo com múltiplas possibilidades de atuação. Quem não quer se dedicar aos estudos sabendo que terá grandes chances de trabalhar naquilo que estudou?", indaga. A contratação de Lorena, ao fim da faculdade, confirma que a teoria dela estava certa.

Na residência, o vínculo entre estudante e práticas pedagógicas é uma forma de garantir que ele participe, aprenda e compartilhe conhecimentos pedagógicos desde o princípio do curso e assim compreenda com clareza as teorias vistas na graduação.


O sonho da sala de aula

Rhayza Vassão, está no 3º ano de Pedagogia na Wlasan e tem o sonho de trabalhar em sala de aula - Divulgação

RHAYZA VASSÃO, ESTÁ NO 3º ANO DE PEDAGOGIA NA WLASAN E TEM O SONHO DE TRABALHAR EM SALA DE AULA (CRÉDITO: DIVULGAÇÃO)

Apesar das inúmeras possiblidades de atuação que o curso de Pedagogia oferece a quem se forma, o sonho da maioria dos estudantes que optam por essa formação é a sala de aula. Rhayza Vassão, de 29 anos, está no 3º ano de Pedagogia na Wlasan e é uma dessas estudantes. Assim como Lorena, também escolheu a faculdade pela oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Desde os 9 anos, Rhaysa “trabalhava” dando aulas para crianças, ainda menores do que ela, no “cultinho” (espaço recreativo para atividades lúdicas com as crianças, para que os pais possam participar do culto) da Igreja que frequentava.

Desde aquela época, sonhava tornar-se professora. Quem lhe ajudou a encontrar o caminho das pedras foi uma ex-aluna do “cultinho”, que já cursava Pedagogia na Wlasan, e disse que se Rhaysa queria ser professora, precisava fazer essa faculdade, por conta da residência docente. “O que você estuda, já põe em prática, como acontece no curso de Medicina. A gente sai preparado para assumir uma sala de aula”, afirmou convicta a ex-aluna, no que Rhaysa concorda plenamente: “Estou no 3º ano e já me sinto preparada para assumir uma sala de aula, com mais um ano de graduação e docência, estarei muito melhor preparada ainda”, acredita.


Venha para a Wlasan

Se você é como Lorena e Rhayza, venha realizar o seu sonho de ser professor (a) na Wlasan. As inscrições para o processo seletivo estão abertas. Acesse o site da Wlasan (www.wlasan.edu.br) e se inscreva! Qualquer dúvida, entre em contato pelo telefone (15) 2102-6600 ou por e-mail: coordenação@wlasan.edu.br. Sua nota do Enem também é válida.



Matéria Jornal Cruzeiro do Sul: 08 de dezembro de 2021.