CIÊNCIAS E COTIDIANO 2018 - Trabalhando Modelos Celulares

4/05/2018 0 Comentarios

Trabalhar o mundo microscópico com crianças é um desafio para a maioria dos professores de Ciências da Natureza, especialmente nos primeiros anos do Fundamental I. 
A utilização de microscópios, comum no Ensino Médio e Superior, não atente à demanda dos pequenos, que sequer conseguem ajustar seus olhos às lentes do equipamento. Além disso, os resultados observados são muito diferentes dos esquemas propagados em livros e vídeos, o que acaba por deixar os alunos frustrados e confusos. 
O estudo da célula, no entanto, não é dispensável.  É uma área bastante importante, uma vez que a célula é a menor unidade viva de um organismo e é utilizada para diferenciar um ser vivo daquele que não apresenta vida. É fundamental, também, nessa faixa etária, a apresentação da composição e classificação da vida, além da apresentação de escalas e modelos.
Tendo como objetivo aprimorar as diferentes representações de célula e o uso de diferentes estratégias de ensino,​ a professora Daniela Almenara organizou, para as alunas de primeiro semestre do curso de Pedagogia, uma oficina de produção de modelos(bidimensionais e tridimensionais) de diferentes tipos celulares. 

Usando massa de modelar, as futuras professoras exploraram as diferenças morfológicas entre células animais, vegetais e bacterianas. 

A utilização e produção de modelos utiliza o lúdico para aproximar os alunos de um universo abstrato e complexo, facilitando a assimilação de conceitos, proporções e particularidades das diferentes células vivas.

Os resultados dessa prática podem ser vistos nas fotos. 

 
 
 
 







 


 




Faculdade WlaSan

0 comentários: