MINDSET - A formação do Orientador Educacional

4/14/2022 0 Comentarios




Nas aulas de Orientação Educacional do módulo Gestão Escolar, as alunas da WlaSan aprofundaram o conhecimento sobre Mindset, por meio da leitura e discussões sobre a obra de Dweck "Mindset: a nova psicologia do sucesso". 

Confira abaixo, nos textos produzidos pelas alunas, o que é Mindset, quais os tipos de Mindset que podemos construir ao longo de nossa vida e como essa teoria pode contribuir para a aprendizagem.




O que é Mindset? Qual a importância dessa teoria para Orientador Educacional?


Escrito por: Amanda Cardoso, Kéren do Nascimento e Rhaissa Mauch


As pessoas são diferentes e podemos observar  isso através das crenças, ideias e valores que constituem e determinam como agem, o que  revela o modelo mental de cada uma. 

Como você se enxerga? Como uma pessoa que aceita ser desafiada e busca à evolução? Ou acredita que em determinadas situações você pode não ser capaz de solucioná-las e nada faz para mudar?

O modo como nos enxergamos afeta diretamente a maneira como vamos levar a nossa vida, sendo assim é possível afirmar que existem duas maneiras de pensar, agir e vivenciar diversas situações em nosso cotidiano, as quais Carol Dweck conceitua, como Mindset de crescimento e Mindset fixo. 

Dentro do ambiente escolar nos deparamos com situações às quais as crianças apresentam falas e/ou situações em que podemos identificar o seu mindset, veja o exemplo abaixo:


“- ai tia, hoje eu acordei e bati meu dedo na cama e chego agora na escola e minha amiga não veio, e pra variar meu pai se atrasou para me buscar! Não é justo, eu sempre tenho coisas ruins pra lembrar no final do dia!”


Através dessa fala, observamos nessa criança a mentalidade de conseguir enxergar somente as situações “ruins” e a palavra “sempre” fortalece o modo de como ela enxerga tudo isso. O dia, a rotina dessa criança, não se esgotou somente nessas situações, mas o mindset fixo não permite visualizar os demais momentos vivenciados. 


Neste outro exemplo será apresentado a fala de uma aluna que conta como foi o seu dia, expondo as situações de maneira diferente do exemplo acima:


“- ai tia, hoje eu acordei e bati meu dedo na cama, acho que eu estava com um pouco de sono ainda, mas quando cheguei aqui na escola, vi que teriam outras amigas para brincar, porque a minha melhor amiga faltou. E agora o papai está atrasado, deve estar um trânsito muito grande, mas eu sei que ele vai chegar”.


Diferentemente, na segunda situação, a criança traz em sua narrativa, mesmo que um pouco “ chateada”, o esforço para entender que as situações podem ser alteradas e saírem do contexto ou de como foram planejadas. Nesse caso, podemos ressaltar características de um Mindset de crescimento, em que enxergar soluções para situações inusitadas não é uma dificuldade e nem mesmo pensar que ”sempre” será assim.

Compreendendo as características que compõem e distinguem o Mindset fixo do Mindset de crescimento, como opostas, o orientador educacional que atua diretamente com os alunos e famílias, onde se depara com diferentes casos em que os envolvidos passam a trazer falas carregadas que demonstram a maneira como se enxergam, como agem diante de situações inesperadas ou até mesmo acontecimentos cotidianos, precisam pensar em estratégias e ações que possibilitam a reflexão  sobre seus pensamentos para promover a ampliação do Mindset  de crescimento. 



Referência bibliográfica:

DWECK, C. S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.




MINDSET


Escrito por: Michele Ottani e Michelle Mota


O livro Mindset - A nova psicologia do sucesso de Carol S. Dweck,  explora o estudo sobre a mente humana e informa que os mindsets são crenças poderosas, que construímos ao longo da vida e podemos modificá-las.  Mindset, significa a configuração da mente.  

O mindset fixo é a crença de que as nossas qualidades não mudam, e quem  tem talento já nasce com o mesmo, determinando o seu sucesso ou fracasso. Como lidar com os fracassos? Os problemas difíceis? Os sujeitos de mindset fixo acreditam que não se conseguem fazer algo não adianta tentar e que as coisas são como elas devem ser, então evitam desafios por medo de revelarem fraquezas, não crêem que o esforço possa gerar mudanças, e encaram os problemas sem esperança em resolvê-los. Procuram restabelecer sua autoestima depois de um fracasso e atribuir a culpa a alguém ou arranjar desculpas.

Por outro lado, as pessoas com mindset de crescimento acreditam no seu potencial e enfrentam os desafios de maneiras positivas, crendo sempre no desenvolvimento da inteligência e habilidades, buscando o aprendizado para superar limitações. Encaram  desafios e falhas como aprendizado, o esforço como um caminho da superação e enfrentam as adversidades com entusiasmo.


A fábula de Esopo, "A lebre e a tartaruga" apresenta as personagens da lebre talentosa, porém leviana, e da tartaruga vagarosa, porém persistente. Ambas enfrentaram uma corrida. A tartaruga acreditou no seu progresso, com pensamento positivo, persistiu na mudança, desenvolveu qualidades através do aprendizado, prosperou no desafio, superou os obstáculos, se esforçou e assumiu os riscos para atingir o objetivo.

A lebre acreditou que o seu talento era suficiente para vencer, que possuía qualidades imutáveis, pensava que habilidades não pudessem ser desenvolvidas,, se achou superior e auto suficiente, o que a fez perder a corrida.


Considerando que a mentalidade do indivíduo é o fator fundamental no desempenho de sua capacidade de  aprendizado e superação e que o mindset de crescimento é o que propõe  evolução constante, é importante que a Orientação Educacional pense  em estratégias que aprimorem o mindset de crescimento, por meio de estímulos positivos, valorizando a importância de se aprender com o erro, enxergando nos desafios uma forma de crescer.



Referências bibliográficas: DWECK, Carol. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.

Disponível em: 

https://www.cidadaodosceus.com/post/hora-da-f%C3%A1bula-a-lebre-e-a-tartaruga Acesso em: 16/03/2022


Faculdade WlaSan

0 comentários: